05/06/2021
Os modelos de farmácia tem uma grande influência sobre os atos dos consumidores e as vendas. Existem os modelos Convencional, Popular, Misto, Online e até o tipo Drugstore, que está sendo bem aceito pelos norte americanos e tem ganhado cada vez mais espaço no mercado brasileiro, pois supre a necessidade de praticidade e comodismo. Nesse modelo é possível encontrar bebidas, alimentos em geral; utilidades domésticas, produtos de limpeza, sandálias, roupas entre outros.
Portanto, trabalhar o layout da loja para que o cliente se sinta acolhido, confortável e atraído é essencial.
O layout começa na comunicação externa, com uma fachada moderna capaz de impactar o cliente, passa pela as gôndolas e vitrines da farmácia, organização dos elementos e a circulação dos consumidores.
As gôndolas precisam ser específicas, para promover um bom aproveitamento do espaço e permitir um melhor posicionamento dos produtos, facilitando a identificação das categorias. Posicionar os itens corretamente é essencial para vender mais e assegurar um bom ticket médio. É preciso desenvolver uma lógica de distribuição das sessões que faça o cliente andar pela maior parte da loja, dando ênfase nas prateleiras com o maior valor agregado. Os medicamentos éticos, dermocosméticos, higiene pessoal e produtos naturais precisam estar em tráfego cruzados para a maior circulação dos consumidores.
Um layout bem desenvolvido é capaz de provocar e definir previamente o fluxo e a circulação dos clientes.
Se tiver dúvidas, por favor deixe-nos saber, nossa equipe terá o prazer em ajudá-lo!
Dicas: Jaylon Guedes - Consultor de varejo.
E-mail: faleconosco@veeminstala.com.br